15 de abr. de 2010

Aonde vais?


A expressão em latim "Quo Vadis?" vem da Bíblia (João, 16.5) onde Jesus Cristo diz: "E agora vou a aquele que me enviou; e nenhum de vós outros me pergunta:Aonde vais?"
Esta expressão aparece também em uma obra do século III, que se chama "Atos dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo".Nesta obra de carater gnóstico e popular, se encontra esta expressão que é dirigida por Jesus a Pedro que, devido ao medo da perseguição, de Nero tentava fugir. Pedro lhe pergunta, "Aonde vais Senhor?" (Quo vadis Domine?) E o Senhor lhe responde: "Volto para Roma para ser crucificado" (Eo Romam iterum crucifigi)

É também um livro, escrito por Henryk Sienkiewicz, que serviu de base para o filme homônimo onde é contada a história do general Marcus Vinicius, que retorna a Roma após três anos de campanha, e conhece a cristã Lygia, filha adotiva de um general aposentado, por quem se apaixona. Marcus procura o imperador Nero, para que ela lhe seja dada pelos serviços prestados. Lygia se ressente, mas se apaixona por Marcus. Enquanto isso, as atrocidades de Nero são cada vez mais ultrajantes e, quando ele queima Roma e culpa os cristãos, Marcus salva Lygia e sua família. Nero captura todos os cristãos e os atira aos leões mas, no final, Marcus, Lygia e o cristianismo prevalecem.

Pode também designar a banda canadense de Death Metal, que mescla a agressividade e fúria do Death Metal com melodias, arranjos técnicos e progressivos. A banda contou com o famoso baixista Steve Digiorgio na gravação de seu álbum Defiant Imagination.

Seu uso também é extensamente utilizado nas HQs de "Asterix, o gaulês"

Há vários usos e definições da expressão, mas aqui, no caso, é para questionar-te, leitor:
 -Quo vadis? volte e continue a ler!!
É necessário a sua vontade para que o santo chegue ao fim da procissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário